O Efeito Hulk: A arma secreta contra o absenteísmo em jogos de RPG

 

Imagine que chegou o dia da sua sessão de RPG. Você e seus amigos trocam mensagens no grupo do Whatsapp logo pela manhã, confirmando cada um a sua respectiva presença. Você já leu as mensagens, mas ainda se sente inseguro para confirmar se vai comparecer ou não à sessão. Afinal, você está cansado, a semana foi puxada e ficar até tarde jogando é algo que te consome muita energia. Mais além, você sente que a mesa nem está tão divertida assim, talvez os jogadores estejam ficando menos engajados, ou o mestre não tenha apresentado desafios que façam acender a chama da aventura dos jogadores já faz algum tempo.

Você deixa o celular de lado, sem resposta. Pensa no que vai escrever como desculpa – já sentindo o peso da culpa por isso. Vai até o banheiro, lava o rosto e se olha no espelho. Aqui, você tem um lampejo de pensamento:

 

Não jogar esta sessão é o equivalente a deixar de dar vida para sua personagem.

 

Você fica com isso na cabeça e lembra dos filmes de super-heróis onde vemos o Bruce Banner lutando uma batalha mental para não deixar a personalidade do Hulk lhe dominar. Ele precisa segurar aquele ser raivoso e descontrolado dentro de si, não pode deixar se libertar ou um grande caos se derramará por onde a criatura passar.

 

Mas chega um momento em que o Bruce sente o cansaço de sua batalha interior, preferindo então ceder a vez ao monstro, principalmente nos momentos em que lhe é conveniente.

 

É aqui que acontece o que chamo de “efeito Hulk”. Se você não jogar a sessão, se deixar sua personagem de lado durante aquele encontro, ela vai permanecer “aprisionada” até que você compareça em uma próxima sessão.

Agora, se você escolher “libertar” sua personagem, dando-lhe vida, então, minha amiga, meu amigo, experimentaremos o que há de mais transcendental no jogo de RPG: o efeito de dar vazão a uma personalidade interior nossa por algumas horas e, assim, deixá-la livre para sair e viver conforme sua própria vontade.

 

É nesse lugar de viver a experiência de outra personalidade que alcançamos um nível elevado, quase transcendente, de inspiração e arte no RPG. Alguns vão dizer que não sentem nada disso quando estão jogando que a preocupação é apenas rolar o mais alto possível para poder dar o maior dano na bola de fogo sobre os kobolds selvagens inimigos.

O lugar onde quero chegar é muito simples: sem você na sessão, sua personagem não terá uma história para contar. E me perdoem os combeiros de plantão, eu sei que maximizar números é importante para vocês, mas pensem que não haverá cantos e lendas a serem contadas sobre o herói que derrotou grandes monstros com apenas um golpe se você não comparecer na sessão.

O absenteísmo é uma pauta de conversa em muitos grupos de Facebook e Whatsapp. É normal alguém se sentir cansado ao fim do dia ou mesmo nos fins de semana. Vivemos uma rotina puxada de trabalho, estudos, tarefas domésticas e demais responsabilidade da vida. Ter tempo para lazer é cada vez mais escasso nesta era do capitalismo tardio. Passa a ser, portanto, mais fácil abdicar da sessão do que encarar horas de jogo que irão tomar nossa energia.

Nada contra quem falta por estar cansado ou porque precisou atender outro compromisso mais importante. Mas, ao que parece, o absenteísta contumaz tem outras motivações além destas. É dada preferência para outras atividades de lazer, como jogos eletrônicos ou rolar o feed de redes sociais, do que simplesmente comparecer para jogar mais uma sessão de RPG.

Se isso já aconteceu com você, eu quero te dizer que não estamos sós. Isso aconteceu comigo e, quando me olhei no espelho enquanto construía a desculpa da vez para não comparecer a sessão, senti que a minha personagem que construí e experenciei grandes aventuras se sentiria “chateada” comigo, a ponto de travar uma discussão interna para ter seu devido espaço, vez e voz na sua “vida”.

 

Eu preciso sair daqui, você precisa me deixar sair. Eu tenho que continuar minha busca pessoal, você sabe muito bem que estamos pertos de alcançar meu objetivo. Não vamos parar agora, temos que seguir.

 

Com esse texto, eu só espero que você reflita sobre suas práticas de RPG e sobre os motivos que te levam a praticar o absenteísmo de maneira mais consciente.

Se caso este texto fez algum sentido para você, deixa aqui nos comentários a sua opinião sobre o tema.

Se tudo não passa de uma grande “viagem” da minha cabeça, então anota aqui e me aponta como você enxerga o fenômeno do absenteísmo nas mesas de RPG por aí a fora.

 

Te agradeço por ler até aqui.

Até a próxima!

 

 



[1] Absenteísmo: Falta de pontualidade ou assiduidade no cumprimento de um dever ou obrigação.

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